A histórica turnê que uniu Caetano Veloso e Maria Bethânia no palco rendeu aos irmãos uma indicação ao Grammy 2026. O disco “Caetano e Bethânia ao Vivo” foi anunciado nesta sexta-feira (7) como um dos concorrentes na categoria de melhor álbum de música global. A cerimônia de premiação acontece em 1º fevereiro de 2026, em Los Angeles.
Na mesma categoria, os artistas baianos disputam com o nigeriano Burna Boy (“No Sign of Weakness”), a indiana Anoushka Shankar (“Chapter 3: We Return to Light”), o senegalês Youssou N’Dour (“Eclairer le Monde”), o grupo Shakti (“Mind Explosion”) e o indiano Siddhant Bhatia (“Sounds of Kumbha”).
Coroando o sucesso da turnê “Caetano & Bethânia”, que marcou o primeiro reencontro dos filhos de Dona Canô em uma excursão conjunta após 46 anos, o álbum foi gravado durante as apresentações que rodaram o Brasil em 2024.
A notícia chega em um momento de intensa atividade para ambos. Caetano se prepara para subir novamente ao palco do festival Rock the Mountain neste domingo (9). Já Maria Bethânia está com uma série de eventos marcados com sua nova turnê que celebra seus 60 anos de carreira, que passou nas últimas semanas pela capital paulista, depois de iniciar no Rio.
Em declaração à GloboNews, Caetano Veloso celebrou a indicação: “É uma grande alegria, uma honra. Principalmente por ser um disco que celebra meu reencontro com Bethânia nos palcos. É um trabalho muito especial para nós”.
Entre os principais nomes da 68ª edição do prêmio, destacam-se Lady Gaga, Kendrick Lamar, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, que disputam as categorias mais importantes.
Na disputa por álbum do ano, concorrem “Debí Tirar Más Fotos” (Bad Bunny), “Man’s Best Friend” (Sabrina Carpenter), “Mayhem” (Lady Gaga), “GNX” (Kendrick Lamar) e “Chromakopia” (Tyler, the Creator), entre outros.
Para gravação do ano, estão na disputa “DtMF” (Bad Bunny), “Manchild” (Sabrina Carpenter), “Wildflower” (Billie Eilish), “Abracadabra” (Lady Gaga) e “Luther” (Kendrick Lamar com SZA).
Principais categorias do Grammy 2026
Melhor álbum de música global
- “Caetano e Bethânia ao vivo” – Caetano Veloso e Maria Bethânia
- “No Sign of Weakness” – Burna Boy
- “Sounds of Kumbha” – Siddhant Bhatia
- “Eclairer le monde: Light the World” – Youssou N’Dour
- “Mind Explosion (50th Anniversary Tour Live)” – Shakti
- “Chapter 3: We Return to Light” – Anoushka Shankar com Alam Khan & Sarathy Korwar
Álbum do ano
- “Debí Tirar Más Fotos” – Bad Bunny
- “Swag” – Justin Bieber
- “Man’s Best Friend” – Sabrina Carpenter
- “Let God Sort Em Out” – Clipse, Pusha T & Malice
- “Mayhem” – Lady Gaga
- “GNX” – Kendrick Lamar
- “Mutt” – Leon Thomas
- “Chromakopia” – Tyler, the Creator
Gravação do ano
- “DtMF” – Bad Bunny
- “Manchild” – Sabrina Carpenter
- “Anxiety” – Doechii
- “Wildflower” – Billie Eilish
- “Abracadabra” – Lady Gaga
- “Luther” – Kendrick Lamar com SZA
- “The Subway” – Chappell Roan
- “APT.” – Rosé, Bruno Mars
Música do ano
- “Abracadabra” – Lady Gaga
- “Anxiety” – Doechii
- “APT.” – Rosé, Bruno Mars
- “DtMF” – Bad Bunny
- “Golden” – HUNTR/X: EJAE, Audrey Nuna, Rei Ami
- “Luther” – Kendrick Lamar com SZA
- “Manchild” – Sabrina Carpenter
- “Wildflower” – Billie Eilish
Artista revelação
- Olivia Dean
- Katseye
- The Marias
- Addison Rae
- Sombr
- Leon Thomas
- Alex Warren
- Lola Young



