Uma análise da emissora britânica BBC, divulgada no domingo (13), questiona o número oficial de público do show histórico de Lady Gaga em Copacabana, realizado em maio deste ano. Na ocasião, autoridades do Rio de Janeiro e organizadores do evento divulgaram um público de 2,1 milhões de pessoas, mas segundo a investigação britânica, o local comportaria “apenas” cerca de 660 mil.
A apuração, conduzida pela equipe do “BBC Verify” e um especialista em densidade de público, começou a partir da dúvida de um espectador. A reportagem comparou imagens aéreas do show com um mapa da região e estimou que a plateia ocupou uma área de 140 mil metros quadrados.
Para chegar ao número de 660 mil, o jornalista Richard Irvine-Brown utilizou uma densidade de 4,7 pessoas por metro quadrado, que é o máximo recomendado pelo guia de segurança em eventos esportivos do Reino Unido.
A matéria da BBC argumenta que, mesmo dobrando essa densidade e contando as pessoas nas sacadas dos prédios, o número ainda não se aproximaria dos 2,1 milhões divulgados pela Riotur. “Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados”, afirmou Irvine-Brown no vídeo. A emissora afirma que as autoridades do Rio mantiveram os números oficiais, mas “não explicaram como chegaram nesses números”.
A análise da BBC gerou uma resposta irônica do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em uma postagem na rede social X nesta terça-feira (15), Paes defendeu os números oficiais e brincou com a metodologia usada pelos britânicos. “Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!”, escreveu o prefeito em tom de brincadeira.
Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!
Eduardo Paes,
prefeito do Rio ao rebater estimativa da BBC
Ele continuou, sugerindo que a análise não considera as particularidades do comportamento do público local. “A BBC provavelmente tem alguma ligação com o jornal brasileiro Folha de S.Paulo. Meu Deus. Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da praia de Copacabana. Pior que isso, eles acham que nós, brasileiros, ficamos longe uns dos outros como os britânicos”, complementou.
“Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e mais quentes. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão de melhor humor”, finalizou Paes,
Apesar da polêmica gerada pela análise da BBC, a apresentação de Lady Gaga foi oficialmente reconhecida pelo livro dos recordes. Em junho, o Guinness Book certificou o show “Mayhem on the Beach” como o de maior público da história para uma artista feminina, citando uma estimativa de 2,5 milhões de pessoas – número mencionado pela própria cantora em seu post de agradecimento ao Brasil.
O recorde anterior para uma artista feminina pertencia a Tina Turner (180 mil pessoas no Maracanã, em 1988). O show de Madonna em 2024, no mesmo local de Gaga, teve público estimado em 1,6 milhão.

Vista aérea da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante show de Lady Gaga | 3.mai.2025/Prefeitura do Rio/Divulgação