Uma programação musical gratuita e diversificada vai celebrar o aniversário de 472 anos de São Paulo neste domingo (25). A comemoração, promovida pela Prefeitura de São Paulo, terá shows de grandes nomes como Vintage Culture e Mochakk, além de um tributo de Ana Cañas à obra de Rita Lee (1947 – 2023).
A música eletrônica terá um dos maiores destaques do dia, com um evento de grande porte que acontece simultaneamente nos parques do Povo (zona oeste) e do Carmo (zona leste). Além de Vintage Culture e Mochakk, a DJ Anna também integra o lineup. No parque do Carmo, a entrada será livre, enquanto os ingressos para o parque do Povo já se esgotaram.
Homenagens a ícones da música brasileira também marcam a data. No Centro Cultural Vila Itororó, Ana Cañas levará ao palco o seu aclamado show em tributo a Rita Lee. Em outra ponta da cidade, no Tendal da Lapa, a festa será comandada por Di Melo, nome cultuado da black music, que celebra seu álbum clássico de 1975.
O hip-hop, em suas diversas vertentes, ocupará diferentes espaços. Na Casa de Cultura M’Boi Mirim, um dos pioneiros do rap nacional, Rappin’ Hood, apresenta seu show que une o gênero ao samba. Já a Galeria Olido, no centro, recebe o DJ Hum, enquanto o Centro de Culturas Negras terá um baile black comandado por Nelson Triunfo.
Os ritmos dançantes do Brasil serão representados pelo grupo Bicho de Pé, que leva seu forró, xote e baião ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. O rock nacional dos anos 1980, por sua vez, terá a Banda 365 apresentando seus sucessos, incluindo o hino “São Paulo”, no Centro Cultural São Paulo.
No coração da cidade, o Theatro Municipal recebe um concerto especial da Orquestra Experimental de Repertório, com uma homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa, fechando uma programação que vai da música clássica ao rap, do forró à eletrônica, com opções para todos os públicos.
Programação do Aniversário de São Paulo
Vintage Culture, Mochakk e Anna
Grandes nomes da música eletrônica se apresentam em um evento de grande porte que acontece simultaneamente em dois parques da cidade. A DJ Anna também integra o lineup, prometendo um dia inteiro de festa para os fãs do gênero.
Pq. do Carmo – r. John Speers, 137, Itaquera, zona leste, São Paulo. Quando: 25/1, das 11h às 19h. Quanto: Gratuito (entrada por ordem de chegada).
Pq. do Povo – av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros, zona oeste, São Paulo. Quando: 25/1, das 11h às 19h. Quanto: Gratuito (ingressos esgotados).
Bicho de Pé
Com mais de 26 anos de carreira, a banda apresenta um repertório dedicado aos ritmos brasileiros, como baião, forró, xote e frevo, com sucessos autorais e releituras de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença.
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – r. Inácio Monteiro, 6.900, Cidade Tiradentes, zona leste, São Paulo. Quando: 25/1, às 15h. Quanto: Gratuito.
Brisa Flow
A artista apresenta o show “Janequeo”, trabalho que reúne composições autorais e remixes de música indígena e suas vertentes contemporâneas, mostrando a força e a inovação da nova cena musical brasileira.
biblioteca Mário de Andrade – r. da Consolação, 94, Consolação, centro, São Paulo. Quando: 25/1, às 15h. Quanto: Gratuito.
Rappin’ Hood e Grupo Tudo Nosso
A Casa de Cultura do M’Boi Mirim terá uma tarde dupla. Às 16h, um dos pioneiros do hip-hop nacional, Rappin’ Hood, apresenta seu show que une rap e samba. Às 18h, o Grupo Tudo Nosso encerra a programação com os principais sucessos do pagode.
Casa de Cultura M’Boi Mirim – av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Piraporinha, zona sul, São Paulo. Quando: 25/1, a partir das 16h. Quanto: Gratuito.
Orquestra Experimental de Repertório
A orquestra inicia sua temporada com o espetáculo “Mitos Sonoros – FilarMônica”, em homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa. A apresentação única acontece em um dos palcos mais importantes da cidade, o Theatro Municipal.
Theatro Municipal de São Paulo – pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, centro, São Paulo. Quando: 25/1, às 17h. Quanto: Gratuito (retirada de ingressos no site).
Ana Cañas canta Rita Lee
A cantora sobe ao palco para celebrar o legado da Rainha do Rock em um show que percorre diferentes fases da carreira da compositora, dos Mutantes à parceria com Roberto de Carvalho, reunindo clássicos que marcaram a história do rock e da MPB.
Centro Cultural Vila Itororó – r. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, centro, São Paulo. Quando: 25/1, às 18h. Quanto: Gratuito.
DJ Hum
Um dos principais nomes do hip hop e da black music no Brasil, DJ Hum comanda uma apresentação que percorre clássicos e produções que marcaram as últimas décadas, em uma celebração à cultura do vinil e dos bailes.
Galeria Olido – av. São João, 473, centro, São Paulo. Quando: 25/1, às 18h. Quanto: Gratuito.
Banda 365
Com mais de 40 anos de estrada, a banda, uma das principais expoentes do rock nacional dos anos 1980 e autora do hino “São Paulo”, apresenta seus sucessos no Centro Cultural São Paulo, celebrando sua longa trajetória na música.
Centro Cultural São Paulo – r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, zona sul, São Paulo. Quando: 25/1, às 19h. Quanto: Gratuito.
Di Melo
Referência da black music e um dos nomes mais cultuados da música brasileira, o artista celebra seu icônico álbum homônimo de 1975, reunindo composições que atravessaram gerações e se tornaram clássicos.
Centro Cultural Tendal da Lapa – r. Guaicurus, 1.100, Água Branca, zona oeste, São Paulo. Quando: 25/1, às 19h. Quanto: Gratuito.
Izzy Gordon e Nelson Triunfo
O Centro de Culturas Negras terá uma programação dupla. Às 15h, Izzy Gordon presta um tributo às grandes vozes femininas do samba. Às 19h, o dançarino e ativista Nelson Triunfo conduz um grande baile black com o melhor da música dos anos 1970 aos 2000.
Centro de Culturas Negras – r. Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara, zona sul, São Paulo. Quando: 25/1, a partir das 15h. Quanto: Gratuito.



