Uma parceria surpresa marcou a performance de Anitta no encerramento do Global Citizen Festival: Amazônia, neste sábado (1º). A cantora aproveitou o palco do estádio Mangueirão, em Belém, para lançar a faixa “Só pra Tu”, colaboração com a artista paraense Vivi Batidão, que subiu ao palco para a estreia da faixa.
A nova canção, uma mistura do funk carioca com o ritmo de aparelhagem paraense conhecido como rock doido, já tem destino certo. A funkeira confirmou que a música fará parte do repertório da turnê “Ensaios da Anitta”, que começa em janeiro de 2026 e terá uma data na capital paraense. Além da novidade, a artista revisitou sucessos como “Show das Poderosas”, em uma versão especial de rock doido em homenagem ao estado.
Este foi apenas um dos grandes momentos de Anitta na noite. Horas antes, em uma participação especial, ela subiu ao palco durante o show de Chris Martin para um dueto de “Viva la Vida”, hino do Coldplay. Alternando entre piano e violão, o vocalista da banda britânica comandou uma apresentação intimista, entregando clássicos como “Paradise”, “Yellow” e “A Sky Full of Stars”. Em suas interações, arriscou frases em português e agradeceu a recepção do público paraense.
A celebração da música brasileira teve ênfase no evento. O mestre Gilberto Gil emocionou com um repertório que incluiu “Palco”, “Tempo Rei” e o hino “Andar com Fé”. Seu Jorge, por sua vez, trouxe o suingue do samba pop com “Mina do Condomínio” e “Felicidade”.
Como anfitriã da noite, a paraense Gaby Amarantos deu o pontapé inicial na turnê de seu álbum “Rock Doido”, com um show que exaltou a cultura da periferia de Belém, misturando tecnobrega e coreografias enérgicas em faixas como “Foguinho” e “Te Amo Fudido”.
Outro momento de colaboração aconteceu quando Seu Jorge convidou Chris Martin de volta ao palco para cantar junto o sucesso “Amiga da Minha Mulher”, selando a união de diferentes sonoridades em prol da causa.
Representando a cena pop internacional, o cantor norte-americano Charlie Puth apresentou seus sucessos, como “We Don’t Talk Anymore”, e encerrou sua participação com a balada “See You Again”, um de seus maiores hits.
O festival marcou a conclusão da campanha “Proteja a Amazônia”, que, segundo a organização, atingiu a meta de mobilizar US$ 1 bilhão em compromissos para a proteção da floresta e o fortalecimento de comunidades locais.
Além do espetáculo no palco, o evento teve um forte componente político e ativista. Discursos da primeira-dama Janja e das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), além da presença de lideranças como o cacique Raoni Metuktire, reforçaram a mensagem de urgência pela preservação do ambiente.
As vozes da Amazônia também ecoaram através da música, com apresentações dos artistas indígenas Eric Terena, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna, que conduziu uma cerimônia de homenagem à terra na abertura do evento.
Esta foi a primeira vez que o Global Citizen realizou um festival na América Latina. A escolha de Belém para sediar o encontro, que reuniu cerca de 50 mil pessoas, reforça a importância da cidade na pauta climática global, especialmente com a proximidade da COP30, a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que movimenta a capital paraense em novembro.
O movimento é conhecido por seus grandes eventos em locais icônicos do mundo, já tendo recebido artistas como Metallica, Shakira, Red Hot Chili Peppers e Billie Eilish.
Fotos do Global Citizen Festival: Amazônia, em Belém



















