Alceu Valença anunciou nesta terça-feira (7) uma turnê especial para comemorar seus 80 anos, que serão completados em 1º de julho de 2026. Intitulada “80 Girassóis”, a série de shows passará por dez capitais brasileiras de março a junho do próximo ano, começando no Rio de Janeiro (14/3, na Farmasi Arena) e encerrando em Belo Horizonte (13/6, no Mineirão).
A excursão seguirá por Porto Alegre (21/3, local a confirmar), São Paulo (28/3, no parque Villa-Lobos), Salvador (10/4, na Concha Acústica), Curitiba (25/4, na Pedreira Paulo Leminski), Brasília (9/5, no CCBB), Recife (15/5, no Classic Hall), Fortaleza (23/5, no CFO) e Belém (30/5, no Náutico Marine). O artista indicou que, após seu aniversário, mais shows da turnê devem acontecer, incluindo datas no Rio e na Europa.
A pré-venda de ingressos, exclusiva para clientes do Banco do Brasil, já está aberta. A venda para o público geral começa na próxima sexta-feira (10), e as bilheterias ficam disponíveis no site oficial. Os valores variam conforme a cidade, com entradas para São Paulo, por exemplo, a partir de R$ 80.
Com seu característico bom humor, o artista de 79 anos minimizou a importância da idade. “Até agora não sei se vou fazer 8 ou 80. Não ligo para aniversário. Nunca liguei. Eu quero é show!”, disse Alceu durante o evento no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no centro de São Paulo. “Sou um eterno menino, me sinto com oitenta ao contrário, oito anos talvez. Ou o oito traçado na horizontal, que é o símbolo do infinito”.
O show “80 Girassóis”, cujo título faz alusão à sua canção “Girassol” (1987), promete um repertório retrospectivo, mas sem seguir uma ordem cronológica. O espetáculo será dividido em blocos conceituais que abrangerão todas as fases de sua carreira, desde a estreia no Festival Internacional da Canção em 1972.
Os fãs podem esperar clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Como Dois Animais” e “Coração Bobo”. Alceu, que em 2014 dirigiu o filme “A Luneta do Tempo”, afirmou que a nova turnê terá um roteiro bem amarrado, quase cinematográfico. “Estou cada vez mais neurótico com isso”, brincou.
O músico pernambucano estará acompanhado no palco por Tovinho (teclados e direção musical), Cássio Cunha (bateria), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), André Julião (sanfona) e Costinha (flautas), além das participações de Lui Coimbra (violas e violoncelo) e Natalia Mitre (percussão).
Sobre o ritmo da turnê, com shows mais espaçados, Alceu comentou: “A coisa boa dessa turnê é que não vai ter um show atrás do outro. Porque não é o show que me cansa, é viajar, é o deslocamento, é a coisa do avião”.
Além dos shows, o projeto “80 Girassóis” levará a algumas capitais atividades como exposições de artes plásticas e mostras de filmes para celebrar a vida e a obra do artista.
“Minha mãe dizia: ‘meu filho, você veio ao mundo para levar alegria às pessoas’. É uma espécie de missão”, celebra o próximo oitentão da MPB.
Datas da turnê ’80 Girassóis’, de Alceu Valença
- 14 de março de 2026 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 21 de março de 2026 – Porto Alegre – (Local a confirmar)
- 28 de março de 2026 – São Paulo – Parque Villa-Lobos
- 10 de abril de 2026 – Salvador – Concha Acústica
- 25 de abril de 2026 – Curitiba – Igloo
- 9 de maio de 2026 – Brasília – CCBB
- 15 de maio de 2026 – Recife – Classic Hall
- 23 de maio de 2026 – Fortaleza – CFO
- 30 de maio de 2026 – Belém – Náutico Marine
- 13 de junho de 2026 – Belo Horizonte – Mineirão