O Afropunk confirmou nesta quarta-feira (6) uma nova edição em Salvador, nos dias 9 e 10 de novembro de 2024, no Parque de Exposições. Ainda não foram divulgadas informações sobre shows e ingressos.
No último ano, nomes como Alcione, Iza, Djonga, BaianaSystem e Carlinhos Brown subiram ao palco do festival, em 18 e 19 de novembro, que reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo a organização. O evento, que nasceu em Nova York, em 2005, celebro o Mês da Consciência Negra com mais de 20 horas de música na capital baiana, com diversos ritmos —samba, pop, rap, funk, axé…
O maior festival de cultura negra escolheu a capital baiana como seu ponto focal no Brasil devido à sua reputação como a cidade mais negra fora da África e debutou em solo nacional em 2021, após adiamento em 2020 por causa da pandemia de Covid. A primeira edição reuniu artistas como Mano Brown, Margareth Menezes e Urias.
Desde 2005, quando surgiu nos EUA, o festival tem ocorrido em várias cidades, incluindo Atlanta (Estados Unidos), Paris (França), Londres (Inglaterra) e Joanesburgo (África do Sul).