Estande da Vale na segunda edição do festival The Town, no autódromo de Interlagos, em São Paulo | Ricardo Teles - 6.set.2025/Divulgação
Estande da Vale na segunda edição do festival The Town, no autódromo de Interlagos, em São Paulo | Ricardo Teles - 6.set.2025/Divulgação

Vale leva Amazônia ao The Town e reforça preservação da floresta em pé

Com experiência imersiva, empresa apresenta estande com referências à região, que celebra a cultura amazônica e antecipa Amazônia Live

A Amazônia esteve presente no festival The Town, nos fins de semana de 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo, numa iniciativa inédita promovida pela Vale. No ano da COP30 em Belém, a companhia ofereceu aos fãs do evento musical a chance de atravessar um portal para a maior floresta tropical do mundo, onde a mineradora atua de forma sustentável há 40 anos.

A experiência no festival está inteiramente conectada ao Amazônia Live – Hoje e Sempre, movimento do Rock in Rio e pelo The Town em favor da floresta. Como parte do projeto, um especial de TV transmitido diretamente do rio Guamá, em Belém, no Pará, contará com a participação da popstar americana Mariah Carey e de quatro divas paraenses: Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. Elas cantarão, no dia 17 de setembro, em um palco no formato de vitória-régia, que inspirou o desenho do estande da Vale no The Town. O Amazônia Live tem a Vale como patrocinadora principal.

Para o executivo, a presença da Vale no The Town é um momento único para mostrar ao público a mineração comprometida com a conservação da floresta e o bem-estar das comunidades. Atualmente, a Vale produz 60% de seu minério de ferro no Pará e ajuda a preservar 800 mil hectares de floresta, o equivalente a cinco vezes a cidade de São Paulo, em parceria com o ICMBio.

Acessório "bag charm" com cara de onça-pintada, suçuarana ou macaco zogue-zogueda, brindes da Vale no The Town 2025, no autódromo de Interlagos, em São Paulo | Divulgação
Acessório “bag charm” com cara de onça-pintada, suçuarana ou macaco zogue-zogue, brindes da Vale no The Town 2025, no autódromo de Interlagos, em São Paulo | Divulgação

Em um espaço imersivo, o estande da empresa no festival teve uma estrutura de 10 metros de diâmetro e 5 metros de altura. Nele, o público teve uma experiência sensorial que o transportou à floresta por meio de imagens, folhagens, sons, aromas autênticos e representações da biodiversidade da Amazônia —tudo isso impulsionado por tecnologia e inovação. À noite, a estrutura ganhava ainda mais destaque, com uma iluminação dinâmica nas pétalas da flor da vitória-régia explorando as cores branco, rosa, amarelo e verde.

A experiência durava cerca de 2 minutos, convidando a todos a refletir sobre a importância da preservação e conservação desse bioma essencial. O visitante que postou uma foto na experiência de imersão dentro do estande da Vale pôde ganhar uma “bag charm” com cara de onça-pintada, suçuarana ou macaco zogue-zogue —todos animais que habitam o BioParque Vale Amazônia, área mantida pela empresa no Sudeste do Pará. Quem postou uma foto do estande nos stories marcando a arroba @valenobrasil também ganhou bótons com referência à Amazônia.

“Se queremos engajar as pessoas na causa de preservação da Amazônia, precisamos aproximá-las do bioma. É isso que queremos com o estande no The Town: aproximar os brasileiros de um lugar sobre qual todos falam, mas a maioria não conhece”, afirma o diretor de comunicação e marca da Vale, Leandro Modé. “Só é possível preservar a floresta por meio da união de esforços. Por isso, nos juntamos ao Rock in Rio e The Town no Amazônia Live e no próprio festival em São Paulo”, completa.

Palco flutuante, show gratuito e valorização da cultura paraense

Com patrocínio principal da Vale, o movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre é promovido pelo Rock in Rio e pelo The Town com objetivo de chamar atenção para a necessidade de manter a floresta em pé, protegendo seus povos originários e contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono. O especial, em 17 de setembro, será transmitido pela TV (Globo e Multishow) para todo o Brasil.

Além disso, em 20 de setembro, o Grande Encontro por um Mundo Melhor ocupará o Estádio Mangueirão, na capital paraense, com apresentações gratuitas de Ivete Sangalo, Viviane Batidão e o baile da Lambateria convida Lia Sophia.

O público que for ao Mangueirão acompanhará a abertura da noite com apresentação dos jovens talentos da Orquestra Vale Música Belém, projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale. O repertório trará uma experiência sinfônica destacando a força da cultura brasileira, em arranjos inéditos que refletem a identidade amazônica e dialogam com os objetivos da COP30 — conferência global que também será realizada na capital paraense em torno de uma agenda em prol de um mundo mais sustentável.

O movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre contempla ainda um edital de patrocínio no valor de R$ 2 milhões que já está beneficiando seis iniciativas da região metropolitana de Belém nas áreas de bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo, e um documentário que vai registrar os bastidores dos espetáculos icônicos na região.

Compartilhe essa postagem:
- Publicidade -publicidade