A cidade do Rio de Janeiro prestou uma homenagem duradoura a Preta Gil, batizando o trajeto oficial dos megablocos de Carnaval no centro da cidade como Circuito Preta Gil. Na última quinta-feira (24), véspera do velório da artista, a prefeitura instalou placas com o novo nome e uma imagem da cantora ao longo do percurso.
O prefeito Eduardo Paes destacou a importância da artista para a folia carioca. “Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Ela mostrou para todos que a gente tem que se orgulhar daquilo que somos. Ela marcou uma geração com sua força de viver”, escreveu Paes nas redes sociais. “Vai permanecer na memória de todos com o Circuito Preta Gil de Blocos. Obrigado em nome de todos os cariocas”, completou.
Preta Gil, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, foi uma figura fundamental na revitalização do Carnaval de rua do Rio. O Bloco da Preta, criado por ela em 2009, se tornou um dos maiores e mais aguardados da cidade, arrastando multidões para a região central.
No decreto que oficializou a homenagem, a prefeitura afirmou que a cantora teve “participação decisiva na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”.
A artista lutava contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023. Ela estava em Nova York para um tratamento experimental, mas sofreu complicações antes de embarcar de volta ao Brasil e não resistiu.
O velório da cantora, realizado nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio, reuniu uma multidão de fãs, amigos e familiares. Além do pai, Gilberto Gil, e do filho, Francisco Gil, a mãe da cantora, Sandra Gadelha (a Drão), também esteve presente na despedida. Nomes como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Ludmilla, Carolina Dieckmann e Lulu Santos passaram pelo local.
A homenagem póstuma ganhou ainda mais significado quando o cortejo fúnebre, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, percorreu parte do circuito que agora leva seu nome. A própria cantora havia expressado o desejo de que seu cortejo fosse realizado em um trio elétrico, reforçando sua conexão eterna com a folia.
O Circuito Preta Gil prevê a concentração de blocos na rua Primeiro de Março, seguindo pela avenida Presidente Antônio Carlos até a dispersão na altura da rua Araújo Porto Alegre.
Na quinta-feira, Gilberto Gil também se pronunciou pela primeira vez desde a morte da filha. “Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, escreveu ele nas redes sociais.