Em uma das noites mais simbólicas do Carnaval de Salvador, um emocionante show de drones homenageou a cantora Preta Gil neste domingo (15). A ação aconteceu no circuito Barra-Ondina, com 600 drones iluminando o céu em frente ao Farol da Barra com mensagens como “Preta, essa festa é sua”.
O espetáculo aéreo, que foi assistido de perto por familiares e amigos como Gilberto Gil e Caetano Veloso, e suas respectivas mulheres e empresárias Flora Gil e Paula Lavigne, começou com a formação do rosto de Preta Gil. Na sequência, a imagem se transformou em um grande coração e, por fim, em uma estrela ascendendo.
A homenagem faz parte do enredo “Para sempre Preta no 2222”, tema da 26ª edição do Camarote Expresso 2222, que neste ano é inteiramente dedicado à memória da cantora. Preta Gil morreu em julho de 2025, aos 50 anos, em decorrência de um câncer colorretal.
“A ausência da Preta é, na verdade, uma grande presença. Mesmo não estando fisicamente aqui, ela está em cada detalhe do Camarote Expresso 2222, que carrega muito da sua energia”, afirmou Flora Gil em comunicado.
Localizado no histórico edifício Oceania, o camarote, que não comercializa ingressos, conta com uma programação musical especial durante os cinco dias de festa.
A abertura do espaço, na sexta-feira (13), foi comandada pela cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes. Com direção musical de Marina Iris, a apresentação teve um repertório focado em canções que marcaram a relação entre as duas artistas, como “Dandalunda” e “Faraó”.

A curadoria do palco interno definiu que todas as apresentações serão em formato de tributo. Além de Margareth, a grade de atrações confirmadas inclui a banda Gilsons, Majur, Mãeana, Karinah, Duh Marinho e Gominho.
O palco será aberto para “canjas” de outros artistas amigos e familiares de Preta Gil que estiverem no Carnaval, como Davi Moraes. A ideia é que os artistas que passarem de trio também prestem suas homenagens.
A DJ Jude Paulla, grande amiga da cantora, é a DJ residente do espaço, comandando o som no início e no fim de cada noite.
Preta Gil recebe homenagem com show de drones no Carnaval de Salvador; veja fotos
Show de drones no circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, forma rosto de Preta Gil em homenagem à artista, que morreu em julho de 2025 | Cláudio Cavalheiro - 15.fev.2026/Divulgação
Show de drones no circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, forma "Preta, essa festa é sua!" em homenagem a Preta Gil, que morreu em julho de 2025 | Cláudio Cavalheiro - 15.fev.2026/Divulgação
Show de drones no circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, forma "Pra sempre Preta no 2222" em homenagem no camarote Expresso 2222 a Preta Gil, que morreu em julho de 2025 | Cláudio Cavalheiro - 15.fev.2026/Divulgação
Empresária Flora Gil, cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso e empresária Paula Lavigne (esq. p/ dir.), no camarote Expresso 2222, veem show de drones no circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador, em homenagem a Preta Gil, que morreu em julho de 2025 | Cláudio Cavalheiro - 15.fev.2026/Divulgação




A homenagem coletiva, que une o show de drones, a temática do camarote e as apresentações musicais, reforça a importância de Preta Gil como um dos grandes ícones do Carnaval e da música brasileira.
A artista foi uma figura fundamental na revitalização do Carnaval de rua, especialmente no Rio de Janeiro, onde o trajeto dos megablocos no centro da cidade foi rebatizado de circuito Preta Gil.
Pela área na capital fluminense, desfilam alguns dos maiores blocos do país, como o Cordão da Bola Preta, o Bloco da Anitta, o Fervo da Lud, de Ludmilla, e o Bloco da Favorita. Ivete Sangalo também fez sua estreia no percurso neste ano.



