O Fervo da Lud, megabloco comandado por Ludmilla, já tem data e local confirmados no Carnaval do Rio de Janeiro. O desfile acontece na terça-feira (17/2), com concentração marcada para as 7h em frente à Igreja da Candelária, no centro da cidade. O cortejo percorre o circuito Preta Gil, trajeto oficial dos megablocos que foi rebatizado para homenagear a filha de Gilberto Gil, que morreu em julho de 2025 e foi uma figura fundamental na revitalização da folia de rua carioca.
Consolidado como um dos maiores da cidade e o maior liderado por uma artista negra, o bloco é um marco na carreira da funkeira. “Fazer parte do Carnaval carioca à frente de um dos maiores blocos da cidade é uma conquista que eu celebro todos os anos”, afirma a artista em comunicado.
“É um bloco feito pra celebrar a diversidade, a liberdade e a alegria do Carnaval de rua, com todo mundo junto, cantando, dançando e ocupando a cidade”, celebra a anfitriã da festa.
Em 2025, o cortejo reuniu 750 mil foliões e foi marcado por uma tocante homenagem a Preta Gil. Na ocasião, Ludmilla vestiu uma camiseta com a foto da amiga. “Foi aqui nessa rua que eu vi o trio dela pela primeira vez. Eu era uma pessoa normal e vi que era possível puxar um trio nessa rua”, disse.
Para aquecer os tambores, a cantora realiza o Esquenta do Fervo da Lud no dia 6 de fevereiro, no Espaço Hall, no Rio. O evento terá um repertório estendido, com sucessos da carreira e faixas de seu novo álbum, previsto para este ano.
A agenda de Carnaval da cantora em 2026 é intensa. Além do Rio, o Fervo da Lud desfila em Salvador, no circuito Barra-Ondina (12/2). A artista também faz shows no Marco Zero do Recife (14/2) e, no dia 15 de fevereiro, tem uma jornada dupla em São Paulo e Belo Horizonte.
O repertório do trio elétrico costuma ser uma mistura de ritmos, incluindo sucessos como “Socadona”, “Hoje” e “Maldivas”. A artista se consolidou como a maior artista preta da América Latina, com mais de 15 bilhões de streams, e figura entre as seis mulheres pretas mais ouvidas do mundo.
O circuito Preta Gil será palco de dez grandes blocos em 2026. A programação inclui o tradicional Cordão da Bola Preta (14/2), o Bloco da Anitta (21/2), o Bloco da Gold, de Léo Santana (31/1), e o Monobloco, que encerra a folia (22/2).
Agenda de Carnaval de Ludmilla
- 6 de fevereiro – Aquecimento Fervo da Lud (Rio de Janeiro)
- 12 de fevereiro – Bloco Fervo da Lud (Salvador)
- 13 de fevereiro – Camarote Glamour (Salvador)
- 14 de fevereiro – Marco Zero (Recife)
- 15 de fevereiro – Carnaval dos Sonhos (Belo Horizonte)
- 15 de fevereiro – Carnaval da Cidade (São Paulo)
- 16 de fevereiro – Camarote Alegria (Rio de Janeiro)
- 16 de fevereiro – Camarote CarnaRildy (Rio de Janeiro)
- 17 de fevereiro – Bloco Fervo da Lud (Rio de Janeiro)
- 17 de fevereiro – Camarote Arpoador (Rio de Janeiro)
- 21 de fevereiro – Camarote Áurea (Rio de Janeiro)
Fervo da Lud no Rio de Janeiro
Quando: 17 de fevereiro de 2026 (terça-feira)
Onde: Circuito Preta Gil – Centro, Rio de Janeiro, RJ (concentração em frente à Igreja da Candelária)
Horário: a partir das 7h
Quanto: Gratuito



