O festival Rec-Beat celebra seus 30 anos durante o Carnaval do Recife com uma programação gratuita de 14 a 17 de fevereiro, no Cais da Alfândega. O evento, um dos mais longevos do país, terá shows de nomes como Djonga, Johnny Hooker, Chico Chico, Johnny Hooker e Ajuliacosta.
A curadoria nacional aposta em nomes que estão redefinindo a música brasileira. Um dos mais aguardados é o rapper Djonga, que leva ao palco a lírica contundente de seu álbum “Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto!”. Outro retorno aguardado é o de Johnny Hooker, que estreia sua nova turnê, “Viver e Morrer de Amor na América Latina”.
O evento também abre espaço para a nova geração. A cantora baiana Jadsa, indicada ao Grammy Latino, apresenta o repertório de seu disco “big buraco”. A rapper Ajuliacosta, a cantora NandaTsunami, Zé Ibarra e Josyara também estão na programação.
A diversidade de estilos, uma marca do Rec-Beat, se completa com a fusão de sons amazônicos de Felipe Cordeiro e Layse, a mistura de folk e blues de Chico Chico e a releitura do legado manguebeat com o coletivo Barbarize. O Afoxé Oxum Pandá também celebra seus 30 anos no palco do evento.
Uma das principais novidades desta edição é o palco Moritz, dedicado exclusivamente à música eletrônica, que estreia no sábado (14). Com curadoria da DJ e produtora pernambucana Paulete Lindacelva, o espaço receberá nomes como Carlos do Complexo e a colombiana Piolinda Marcela. “A proposta pensa não apenas nos sons essenciais da dance music, mas também na música eletrônica contemporânea brasileira”, explica a curadora.
O lineup de DJ’s, que se apresentam nos intervalos, será inteiramente pernambucano, com nomes como Zoe Beats, Afrobitch e Bobi, que mesclam referências globais com ritmos locais, como o manguebeat e o piseiro.
Segundo Antonio ‘Gutie’ Gutierrez, idealizador do festival, a longevidade não diminuiu a busca por inovação. “Chegamos aos 30 anos mantendo a inquietação e o frescor que sempre caracterizaram o festival. Espero seguir produzindo por mais trinta anos, mas sempre inovando”, afirma.
Reforçando sua conexão com a vanguarda sonora global, o festival traz atrações da África e da América Latina. Entre os destaques estão o senegalês Momi Maiga Quartet, o trio colombiano Ghetto Kumbé, o produtor ugandense Faizal Mostrixx e a DJ nigeriana-britânica Kikelomo.
O festival oferece ainda uma estrutura com acessibilidade, incluindo área para pessoas com deficiência, tradução em Libras e equipe treinada, em parceria com a ONG Vale PcD.
Atrações confirmadas – Rec-Beat 2026
- Djonga
- Johnny Hooker
- Chico Chico
- Ajuliacosta
- Jadsa
- Zé Ibarra
- NandaTsunami
- Josyara
- Felipe Cordeiro e Layse
- Momi Maiga Quartet (Senegal)
- Ghetto Kumbé (Colômbia)
- Faizal Mostrixx (Uganda)
- Kikelomo (Nigéria/Reino Unido)
- Afoxé Oxum Pandá
- Barbarize
- Palco Moritz: Paulete Lindacelva, Carlos do Complexo, Piolinda Marcela, SPHYNX, LOFIHOUSEBOY e DAVS
- DJ’s: Zoe Beats, Afrobitch e Bobi
Rec-Beat 2026
Quando: 14 a 17 de fevereiro de 2026
Onde: Cais da Alfândega, Bairro do Recife, Recife, PE
Quanto: Gratuito
Mais informações: @recbeatfestival



