- Publicidade -publicidade

Emicida canta ‘AmarElo’ com BaianaSystem em baile de pré-Carnaval em SP; veja

Festa no Memorial da América Latina teve ainda Luedji Luna e Lazzo Matumbi como convidados e celebrou as raízes afrolatinas

Rapper Emicida participa como convidado especial em show do BaianaSystem na festa de pré-Carnaval Baile Pirataria - Versão Améfrica, no Memorial da América Latina, em São Paulo | 24.jan.2026/Divulgação
Rapper Emicida participa como convidado especial em show do BaianaSystem na festa de pré-Carnaval Baile Pirataria - Versão Améfrica, no Memorial da América Latina, em São Paulo | 24.jan.2026/Divulgação

O rapper Emicida foi um dos convidados especiais do BaianaSystem na festa Baile Pirataria – Versão Améfrica, que transformou o Memorial da América Latina em um grande baile de pré-Carnaval neste sábado (24). O encontro no palco foi selado com uma versão potente de “AmarElo”, um dos maiores sucessos do rapper paulistano.

Leia também

Para um público de 13 mil pessoas e com ingressos esgotados, o evento teve ainda as participações especiais da cantora Luedji Luna e do ícone do afoxé Lazzo Matumbi, reforçando a proposta de celebrar as conexões da música brasileira.

Com um formato de sistema de som carnavalesco, o baile enfatizou as raízes afrolatinas do grupo, misturando ritmos como salsa, cumbia, samba e ijexá. “O Baiana chega a São Paulo com essa crew sonora carnavalesca, que faz elos entre nossas próprias raízes e o espetáculo com o qual temos rodado o mundo”, explica o vocalista Russo Passapusso.

A noite foi também uma celebração das recentes conquistas da música baiana. Tanto o BaianaSystem quanto a convidada Luedji Luna chegaram ao baile embalados pela vitória no Grammy Latino de 2025.

O BaianaSystem venceu na categoria de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa com “O Mundo Dá Voltas”. Ao receber o prêmio, o guitarrista Roberto Barreto agradeceu a força dos tambores e da música afro-baiana. Luedji Luna, por sua vez, levou o troféu de melhor álbum de música popular brasileira com “Um Mar pra Cada Um”.

As conexões com os convidados são de longa data. Emicida já havia participado da faixa “A Laje”, do premiado álbum “O Mundo Dá Voltas”. Luedji Luna, parceira frequente, também já esteve a bordo do Navio Pirata em outras ocasiões.

Para além das atrações principais, a festa de 9 horas de duração contou com as apresentações do grupo Ilu Obá de Min, da fanfarra Cornucópia Desvairada e dos DJ’s Magrão e Lys Ventura, reforçando o formato de festival do evento.

Paralelamente, a banda vem com o lançamento do novo projeto “O Mundo Dá Voltas Dando Voltas pelo Mundo”, um desdobramento do disco, que reúne músicos de diferentes países. O primeiro single, “Praia do Futuro (afrobeats refix)”, já foi lançado e conta com a participação de Seu Jorge e da rapper nigeriana Elestee.

O evento na capital paulista serviu como um aquecimento para a folia, quando a banda coloca na rua seu tradicional trio elétrico. Com o tema “Carnaval Dejavu”, o grupo já divulgou sua programação oficial para as ruas em 2026.

Em Salvador, a maratona de desfiles começa no pré-folia, com a participação no Furdunço, no dia 7 de fevereiro. Durante os dias oficiais da festa na capital baiana, o Navio Pirata desfila no circuito Barra-Ondina na sexta-feira (13/2), e no Circuito do Centro no sábado (14/2) e na terça-feira (17/2).

A agenda de cortejos do grupo se encerra, como já é tradição, em São Paulo. O desfile gratuito acontece no pós-folia, em 21 de fevereiro, na avenida Pedro Álvares Cabral, no circuito do Ibirapuera.

Rapper Emicida (esq.) e Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem, em show do do grupo baiano na festa de pré-Carnaval Baile Pirataria - Versão Améfrica, no Memorial da América Latina, em São Paulo | 24.jan.2026/Divulgação
Rapper Emicida (esq.) e Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem, em show do do grupo baiano na festa de pré-Carnaval Baile Pirataria – Versão Améfrica, no Memorial da América Latina, em São Paulo | 24.jan.2026/Divulgação

Programação do Navio Pirata – Carnaval 2026

  • 7 de fevereiro – Furdunço (Salvador)
  • 13 de fevereiro – Circuito Barra-Ondina (Salvador)
  • 14 de fevereiro – Circuito do Centro (Salvador)
  • 17 de fevereiro – Circuito do Centro (Salvador)
  • 21 de fevereiro – Circuito do Ibirapuera (São Paulo)
Leia também
- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade