A Marquês de Sapucaí recebe a partir deste domingo (15) os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio. Pelo segundo ano consecutivo, as 12 escolas de samba se apresentarão em três noites, de domingo a terça-feira (17), com quatro agremiações por dia. A transmissão do evento no sambódromo será ao vivo pela TV Globo.
Cada escola terá de 70 a 80 minutos para cruzar a avenida. O evento, que movimenta cerca de R$ 5,9 bilhões na economia da cidade, define a grande campeã de 2026 e a escola que será rebaixada para a Série Ouro. A ordem das apresentações foi definida em sorteio pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).
A primeira noite de desfiles, no domingo, será aberta às 22h pela Acadêmicos de Niterói, que retorna ao Grupo Especial após 30 anos. A atual campeã, Beija-Flor de Nilópolis, desfilará na segunda-feira (16), defendendo o título com o enredo “Bembé”, uma celebração ancestral do candomblé como símbolo de resistência e identidade afro-brasileira.
Ainda no domingo, a Imperatriz Leopoldinense levará para a avenida um enredo sobre a força feminina na literatura de cordel. A Portela cantará a história do samba e suas origens, e a Estação Primeira de Mangueira fecha a noite com uma homenagem ao cantor e compositor Djavan.
Já na segunda-feira, a Mocidade Independente de Padre Miguel abre os trabalhos com um enredo sobre o café. Após a passagem da Beija-Flor, a Unidos do Viradouro, campeã em 2024, apresentará um desfile sobre a mitologia dos orixás. A Unidos da Tijuca encerra a segunda noite com um enredo que celebra a cultura nordestina.
A última noite de desfiles, na terça-feira (17), começa com a Paraíso do Tuiuti homenageando a cantora Alcione. Na sequência, a Unidos de Vila Isabel levará a história da seda para a Sapucaí, enquanto a Acadêmicos do Grande Rio fará um desfile sobre a Amazônia.
O encerramento do Grupo Especial fica por conta da Acadêmicos do Salgueiro, que contará a história do sal e sua importância para a humanidade.
As escolas da Série Ouro, que buscam o acesso ao Grupo Especial, desfilam na sexta-feira (13) e no sábado (14), com nomes tradicionais como Império Serrano e União da Ilha.
Horários dos desfiles do Grupo Especial – Carnaval do Rio 2026
Domingo (15 de fevereiro)
- 22h – Acadêmicos de Niterói
- 23h30 – Imperatriz Leopoldinense
- 1h – Portela
- 2h30 – Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro)
- 22h – Mocidade Independente de Padre Miguel
- 23h30 – Beija-Flor de Nilópolis
- 1h – Unidos do Viradouro
- 2h30 – Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro)
- 22h – Paraíso do Tuiuti
- 23h30 – Unidos de Vila Isabel
- 1h – Acadêmicos do Grande Rio
- 2h30 – Acadêmicos do Salgueiro



