- Publicidade -publicidade

BaianaSystem põe Navio Pirata em mar de gente em Salvador com Lazzo Matumbi e BNegão

Desfile no circuito Barra-Ondina reuniu uma multidão e foi acompanhado de perto pelo presidente Lula

Público acompanha desfile de Carnaval do Navio Pirata, do BaianaSystem, no circuito Barra-Ondina, em Salvador | 13.fev.2026/Divulgação
Público acompanha desfile de Carnaval do Navio Pirata, do BaianaSystem, no circuito Barra-Ondina, em Salvador | 13.fev.2026/Divulgação

O BaianaSystem arrastou uma multidão estimada em 1 milhão de pessoas em seu primeiro desfile oficial no Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (13). O Navio Pirata navegou pelo circuito Barra-Ondina com as participações especiais de Lazzo Matumbi, Alice Carvalho, Vandal e BNegão.

Leia também

A passagem do trio foi acompanhada de perto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assistiu ao desfile de um camarote. Com muita empolgação, ele foi visto pulando ao lado da primeira-dama, Janja, e de Flora Gil, mulher de Gilberto Gil.

O tom político e de reflexão social da noite foi reforçado quando Lazzo Matumbi, que também esteve com a banda no Baile Pirataria em São Paulo, subiu ao trio para cantar novamente sua música “14 de Maio”.

A canção é uma crítica contundente à abolição da escravatura, denunciando o abandono da população negra após a Lei Áurea. “Para todo mundo refletir e pensar num Brasil mais justo”, disse o ícone do afoxé antes da performance em São Paulo.

O conceito “Fanfarra Pirata” é a alma do BaianaSystem para 2026. Segundo o guitarrista Roberto Barreto, a ideia é incorporar de forma mais profunda os sopros e metais, inspirados nas bandas marciais, à sonoridade já conhecida da guitarra baiana e da percussão. “Na Bahia, essa batida é afropercussiva, criando uma polivalência musical”, explica o músico.

A nova fase criativa chega após um ano de conquistas para a banda. Em 2025, o BaianaSystem venceu o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa com “O Mundo Dá Voltas”.

A apresentação de sexta deu sequência à abertura da temporada carnavalesca da banda, que começou no Furdunço, no último sábado (7). Na ocasião, o grupo arrastou uma multidão no traajeto entre o Farol da Barra e Ondina e recebeu no trio os cantores Liniker e Luedji Luna, além de Vandal e BNegão.

O aquecimento para o Carnaval começou ainda em 24 de janeiro, quando a banda realizou o Baile Pirataria em São Paulo. A festa de nove horas no Memorial da América Latina teve ingressos esgotados e contou com a participação de nomes como Emicida, Luedji Luna e o próprio Lazzo Matumbi.

Após o desfile desta sexta-feira, o Navio Pirata ainda fará mais duas saídas em Salvador: neste sábado (14) e na terça-feira (17), ambas no circuito do Campo Grande. A agenda do grupo inclui ainda uma apresentação no Carnaval de São Luís, no Maranhão, na segunda-feira (16).

O encerramento do ciclo de folia do BaianaSystem, como já é tradição, se dará em São Paulo. O desfile gratuito está marcado para o pós-Carnaval, em 21 de fevereiro, no circuito do Ibirapuera.

Leia também

Agenda do BaianaSystem no Carnaval 2026

  • 14 de fevereiro – Navio Pirata no circuito Campo Grande (Salvador)
  • 16 de fevereiro – Carnaval de São Luís (São Luís)
  • 17 de fevereiro – Navio Pirata no circuito Campo Grande (Salvador)
  • 21 de fevereiro – Navio Pirata no circuito do Ibirapuera (São Paulo)
- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade