O tradicional bloco paulistano Acadêmicos do Baixo Augusta realiza neste domingo (16), a partir das 14h, seu quarto e último ensaio aberto para o Carnaval de 2025. Com ingressos gratuitos já esgotados, o evento ocupa a Audio, em São Paulo. A entrada é por ordem de chegada e, claro, limitada à lotação da casa, que é de cerca de 4.000 pessoas. Simoninha, ao lado da Banda do Baixo Augusta, recebe convidados para animar a festa, como a cantora Tulipa Ruiz.
Mas para quem ainda quiser ir a organização indica que, após as 16h, vai disponibilizar novamente no site da Ticket 360 os bilhetes não utilizados.
O bloco, que conta com a atriz Alessandra Negrini como rainha, presta homenagem a Jorge Aragão neste ano, com uma apresentação especial do cantor que encerrará o desfile no dia 23 de fevereiro. “Aos 75 anos, continua sendo uma referência inigualável no samba brasileiro”, diz a organização.
Com início previsto para as 14h, o cortejo tem concentração na rua da Consolação, próxima à avenida Paulista, na região central da capital paulista. O tema do cortejo, “A Força dos Nossos Pagodes!”, celebra o Carnaval de rua, as rodas de samba e a ocupação cultural dos espaços públicos da cidade. A proposta é reforçar a importância dessas manifestações como conquistas culturais que precisam ser preservadas.
Além dos nomes já mencionados, a festa vai contar com um elenco de artistas e personalidades. Entre as atrações confirmadas estão Tássia Reis, Otto, Yago Oproprio, André Frateschi e Bruna Pazinatto, além do escritor Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, a ex-BBB e médica Thelminha e como musa Márcia Dailyn, a primeira dançarina trans do Theatro Municipal de São Paulo. Tulipa Ruiz assume o papel de madrinha do bloco.
Fundado em 2009 por amigos empreendedores e entusiastas do bairro, o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta surgiu para celebrar a diversidade e revitalização da região como um espaço de manifestações culturais e boemia. Com uma postura ativista em defesa da ocupação cultural das ruas, o bloco tornou-se símbolo do renascimento do carnaval de rua em São Paulo, reunindo mais de 1 milhão de foliões em seus desfiles e consolidando-se como o maior da cidade.
Neste ano, o bloco completou 15 anos com o tema “Resiste Amor em SP”, em um ato de resistência do grupo após a tentativa do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) de apagar o mural “A Cidade É Nossa”, da artista Rita Wainer, no ano passado.
Uma música com o mesmo nome foi lançada em dezembro nas plataformas digitais, com as versões interpretadas pela Banda do Baixo Augusta de “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, “Zé do Caroço”, de Leci Brandão, “Peguei Um Ita no Norte”, de Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade, e “É Hoje”, de Didi e Mestrinho.
Simoninha, em parceria com um dos fundadores do bloco, Alê Youssef, assinam a nova composição. “Nossa música faz referência à nossa história de festa e de luta pelo direito à cidade. Vários temas de carnavais estão ali e eles compõem a nossa identidade”, explica Youssef.
“‘A Cidade É Nossa’ me deixou muito feliz porque eu acho que ela representa muito o espírito do Baixo Augusta e conta um pouco a história dos nossos carnavais e outras tantas canções que marcam nossa festa, canções tão fortes e simbólicas que marcam o nosso carnaval, então a gente tem que celebrar e aproveitar esse momento e se preparar para uma edição maravilhosa”, diz Wilson Simoninha.
Ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta
Quando: 16 de fevereiro de 2025 (a partir das 14h
Onde: Audio (av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, São Paulo, SP)
Quanto: grátis
Mais informações: instagram.com/academicosdobaixoaugusta
Desfile Acadêmicos do Baixo Augusta
Quando: 23 de fevereiro de 2025
Onde: cruzamento da rua da Consolação com a avenida Paulista, Consolação, centro, São Paulo
Quanto: grátis
Mais informações: instagram.com/academicosdobaixoaugusta