- Publicidade -publicidade

Acadêmicos do Baixo Augusta inicia ensaios grátis para o Carnaval 2026

Com o tema ‘São Paulo Não Dorme’, bloco paulistano faz sua primeira festa neste domingo (11) na Audio

Simoninha em ensaio do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na Audio, em São Paulo | Leandro Godoi - 16.fev.2025/Divulgação
Simoninha em ensaio do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na Audio, em São Paulo | Leandro Godoi - 16.fev.2025/Divulgação

O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos maiores e mais icônicos blocos do Carnaval de São Paulo, dá o pontapé inicial em suas celebrações para 2026 com o primeiro de quatro ensaios gratuitos neste domingo (11). A festa acontece na Audio, na zona oeste da cidade, a partir das 15h.

Leia também

Para este primeiro encontro, que espera receber mais de 7.000 pessoas, os ingressos já estão esgotados, mas a organização informou que uma nova leva de bilhetes não utilizados será liberada no dia do evento, após as 17h. O cantor Simoninha, diretor artístico e puxador oficial, comanda a Banda do Baixo Augusta, acompanhado pelos DJ’s Tatá Aeroplano e Daniel Martins.

Após o primeiro encontro neste domingo, o bloco realizará mais três ensaios gratuitos, sempre aos domingos (18, 25 de janeiro e 1º de fevereiro), no mesmo local, preparando os foliões para o grande desfile.

A forte conexão com a música popular brasileira é uma tradição. O repertório passeia por diferentes gêneros e épocas, sempre com novos arranjos criados pela banda liderada por Simoninha.

Em seu 17º ano de existência, o bloco escolheu o tema “São Paulo Não Dorme”, uma homenagem à vida noturna da cidade, que está na origem do Augusta. A proposta é celebrar a boemia e a ocupação cultural dos espaços urbanos.

O desfile oficial do Acadêmicos do Baixo Augusta está marcado para o dia 8 de fevereiro, com concentração na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação. Para o cortejo, já estão confirmadas as participações especiais do cantor Péricles e de KL Jay, do Racionais MC’s, reforçando a diversidade musical que é uma marca do bloco.

Fundado em 2009 por um grupo de amigos e entusiastas do bairro, o bloco se tornou um símbolo da revitalização do Carnaval de rua paulistano. Com uma postura ativista pelo direito à cidade, o Augusta cresceu exponencialmente, chegando a reunir mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles.

A atriz Alessandra Negrini, rainha do bloco, é uma das figuras mais emblemáticas do cortejo, sempre aguardada com fantasias que dialogam com o tema do ano e com o cenário político e cultural do momento.

Em 2025, o bloco celebrou seus 15 anos com o tema “Resiste Amor em SP” e homenageou o sambista Jorge Aragão, que fez uma participação especial no encerramento do desfile. Os ensaios daquele ano também foram realizados na Audio e contaram com convidados como Tulipa Ruiz, Otto e Tássia Reis.

Leia também

Ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta 2026

Quando: 11, 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro
Onde: Audio (av. Francisco Matarazzo, 694, Barra Funda, São Paulo, SP)
Quanto: Gratuito (ingressos distribuídos online, sujeito à lotação)
Mais informações: instagram.com/academicosdixoaugusta

Desfile Acadêmicos do Baixo Augusta 2026

Quando: 8 de fevereiro de 2026
Onde: Concentração na rua da Consolação com a avenida Paulista
Quanto: Gratuito
Mais informações: instagram.com/academicosdixoaugusta

- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade