- Publicidade -publicidade

Acadêmicos do Baixo Augusta desfila com Péricles, Rael e Alessandra Negrini em SP

Bloco celebra a vida noturna paulistana com o tema ‘São Paulo Não Dorme’ neste domingo (8), na Consolação

Cantores Simoninha (esq.) e Péricles (centro) ao lado de Alessandra Negrini, atriz e rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em foto antes do desfile | Divulgação
Cantores Simoninha (esq.) e Péricles (centro) ao lado de Alessandra Negrini, atriz e rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em foto antes do desfile | Divulgação

O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos maiores blocos do Carnaval de São Paulo, desfila neste domingo (8), com concentração a partir das 13h. Para o cortejo deste ano, o bloco recebe um time de convidados que inclui o sambista Péricles, os rappers Rael e Tássia Reis, e o DJ KL Jay, do Racionais MC’s.

Leia também

Comandado por Simoninha e a Banda do Baixo Augusta, o desfile segue seu trajeto tradicional, com saída no cruzamento da rua da Consolação com a avenida Paulista, em direção ao centro. O palco móvel terá ainda as participações de Tulipa Ruiz, André Frateschi, Dani Vie, Rom Santana, Fabiana Bombom e a Charanga do França.

A escolha de Péricles e KL Jay como convidados para 2026 reforça a vocação do bloco em conectar diferentes vertentes da música preta paulistana, do samba ao rap, celebrando a diversidade que define a cidade.

A tradicional corte do bloco estará presente, com a atriz Alessandra Negrini como rainha, o escritor Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, a médica e apresentadora Thelminha como diva, e a cantora Tulipa Ruiz como madrinha.

Em seu 17º ano, o bloco escolheu como tema “São Paulo Não Dorme”, uma homenagem à vida noturna e à efervescência cultural da cidade, que estão na origem do Augusta. O desfile propõe uma reflexão sobre o direito à cidade e a ocupação do espaço público.

Mais do que um desfile, o Acadêmicos do Baixo Augusta se consolidou como um encontro de raízes da cultura brasileira. “O samba, em diálogo com o rap, o pop e a música contemporânea, costura uma narrativa que atravessa gerações”, afirma a organização em comunicado.

O Augusta chega à avenida após uma série de ensaios gratuitos que lotaram a Audio, na Barra Funda, aos domingos, aquecendo o público para o grande dia.

Em 2025, o bloco celebrou seus 15 anos com o tema “Resiste Amor em SP” e homenageou o sambista Jorge Aragão, que fez uma participação especial no encerramento do desfile daquele ano.

Fundado em 2009 por um grupo de amigos e entusiastas do bairro, o bloco se tornou um símbolo da revitalização do Carnaval de rua paulistano. Com uma postura ativista, o Augusta cresceu exponencialmente, chegando a reunir mais de 1 milhão de pessoas.

Leia também

Desfile Acadêmicos do Baixo Augusta 2026

Quando: 8 de fevereiro de 2026 (domingo)
Horário: Concentração às 13h; início do desfile às 14h
Onde: Rua da Consolação com a avenida Paulista, São Paulo, SP
Quanto: Gratuito
Mais informações: instagram.com/academicosdixoaugusta

- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade